22
jul
08

Quando estamos prontos para ser pais?

Normalmente escolhemos construir nossa família quando ainda somos jovens, na casa dos 20 ou 30, e eu própria escolhi assim. Dizem os médicos que é quando nosso corpo está melhor preparado para a maternidade, sendo menores os riscos na gravidez, e gerando bebês mais saudáveis.

Do ponto-de-vista puramente biológico pode até ser, mas é também nessa fase da vida que estamos consolidando nossas carreiras, é quando nos dedicamos mais à nossa vida profissional que à pessoal. Não temos muito tempo para os filhos, e freqüentemente as exigências em múltiplos setores de nossa vida nos deixam estressados, e portanto com menos paciência. Portanto, dos 20 aos 30 normalmente não temos tempo, paciência e nem dinheiro suficiente para proporcionar aos filhos tudo aquilo que seria possível se deixássemos a maternidade para mais tarde.

Na faixa dos 20 aos 30 também estamos às voltas com questões de foro íntimo, nos falta maturidade e nem solidificamos ainda nossas crenças mais profundas. Ainda não sabemos ao certo quem somos e o que esperamos realizar nessa vida. Ter filhos nessa fase é como entregar passageiros a um motorista que ainda não conhece o caminho nem tem tempo de aprendê-lo.

Acredito que só depois dos 40 temos maturidade e calma suficiente para nos dedicarmos à criação de um filho. Também é normal que tenhamos a essa altura da vida uma carreira estável, tendo portanto mais condições de dar aos filhos uma vida mais confortável.

Infelizmente a natureza anda na contra-mão da lógica e a partir dos 40 a primeira gestação é considerada de risco e é bem maior o número de crianças com problemas genéticos em virtude do envelhecimento dos óvulos maternos. Cabe a cada um pesar os prós e contras e tomar sua decisão. Se eu fosse tomar essa decisão novamente, com certeza só teria filhos depois dos 40.

Sabiamente porém a natureza nos coloca aos 50 na menopausa, incapazes de engravidar, e nessa idade eu realmente sinto vontade de tudo, menos de ter um bebê berrando e solicitando atenção. Não tenho mais paciência para dedicar-me a uma criança por longos períodos. Acho que a natureza me prepara para ser avó, poderei dar a meus netos poucas horas de atenção, mas com a qualidade que só a experiência e o tempo nos dão.

(zailda coirano)


2 Respostas to “Quando estamos prontos para ser pais?”


  1. 1 alemoah
    4 dezembro 2008 às 12:04 am

    Concordo plenamente, querida!
    Parabéns pelo teu blog, passarei a lhe visitar mais vezes!

    Abraços!
    Nete.

    http://frauleinemapuros.wordpress.com


Deixe um comentário


julho 2008
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Blog-mãe

mais acessados

  • Nenhum

Outros blogs

Compulsiva Crônica Sobre homens e mangas

Quem esteve aqui

  • 21.661 visitas desde 16/05/2008

Contato

email

Contato

zaildamendes@yahoo.com.br